No início da revolução dos PC, havia muitas arquitecturas diferentes – Amiga, Macintosh, Atari ST, entre outras – que apareceram e desapareceram; sobraram apenas Mac e PC Windows (mais tarde, também Linux). Depois, chegaram os dispositivos móveis inteligentes que trouxeram processadores baseados numa das tecnologias que caíram em desuso, a RISC. Esta, é usada nos processadores Arm (Advanced RISC Machine) que, pela forma como funcionam, têm uma capacidade de processamento muito grande, com um consumo de energia muito mais baixo que os CPU x86 usados tradicionalmente nos PC Windows.
Isto chamou a atenção dos fabricantes de portáteis que sempre procuraram ter o melhor desempenho possível em simultâneo com uma maior autonomia. O primeiro a dar o salto foi a Apple, que não tem necessidade de manter uma retrocompatibilidade estrita como a Microsoft. Por isso, a empresa de Redmond teve de esperar que a Qualcomm conseguisse desenvolver um Arm suficientemente bom para um sistema operativo que, na prática, está cheio de código antigo e bastante ineficiente, tudo a bem da retrocompatibilidade.
Bem-vindo, Snapdragon X
Assim, chegamos a 2024, ano em que a Microsoft lançou uma nova classe chamada ‘Copilot+ PC’ com processadores Arm que, além do baixo consumo de energia e bom desempenho, têm também uma NPU para acelerar as tarefas relacionadas com inteligência artificial. A primeira “fornada” destes PC usava o Snapdragon X Elite com doze núcleos e velocidades que superam os 4 GHz, um processador que ficava muito caro. Para reduzir os custos, “nasceu” o Snapdragon X, com oito núcleos, 30 MB de cache, 3 GHz de velocidade máxima e uma GPU menos potente. Aproveitando este processador, a Asus lançou uma versão do Zenbook A14 com um preço mais baixo, uma nova cor, mas, de resto, exactamente igual ao primeiro modelo.
O mesmo Zenbook por fora
Este Zenbook A14 tem o mesmo ecrã de catorze polegadas com tecnologia OLED, um teclado chiclete retroiluminado, um peso inferior a um quilo e um chassis muito fino feito num material chamado Ceraluminum que, segundo a Asus, é «anti-manchas, riscos e desgaste». Quanto ao desgaste e riscos, confirmamos que o material faz o que promete; quanto a manchas, se andar com o PC na mão, este fica manchado, mas a marca desaparece logo se passar um pano. Uma das coisas de que gostamos mais nestes PC é da fonte de alimentação, pouco maior que a de um telemóvel e que, felizmente, permite a remoção do cabo de ligação USB-C. Isto, em conjunto com as dimensões e peso, fazem com que o Zenbook A14 seja verdadeiramente portátil.
Utilização
Para ser franco, embora os testes digam o contrário, não conseguimos encontrar grandes diferenças na utilização entre um portátil com Snapdragon X Elite e este, com Snapdragon X. A única excepção é quando se tenta usar um qualquer programa para para PC com arquitectura x86 que demora mais tempo a abrir que um criado para Arm.
Uma outra coisa de que gostámos foi do silêncio: o Zenbook A14 tem ventoinhas, mas durante a nossa utilização, nem demos pelo seu funcionamento, mesmo durante os testes de desempenho.
Visto este computador ter duas entradas USB-C que também servem para carregar a bateria, teria sido muito interessante do ponto de vista da qualidade de vida dos utilizadores colocar uma de cada lado, pois isso iria torna o carregamento mais cómodo, independentemente se a tomada onde liga o transformador está à direita ou à esquerda.
Como é hábito, o ecrã OLED tem umas cores muito saturadas, o que se nota bastante principalmente se tiver usado um LCD, antes. O ponto forte destes ecrãs é o contraste, visto que, no caso da tecnologia OLED, não há retroiluminação como nos LCD: os píxeis são iluminados de forma individual.
Distribuidor: Asus
Preço: €1299
Benchmarks
- Procyon Battery Life Apps: 914 minutos
- Procyon Productivity: 5375
- 3D Mark Wild Life: 11 567
- Procyon IA Computer Vision: 1717
Ficha Técnica
Processador: Snapdragon X
Memória: 32 GB LPDDR5X
Armazenamento: SSD NVMe PCIe 4 com 1 TB
Placa Gráfica: Qualcomm Adreno
Ecrã: OLED 14” (1920 x 1200), 60 Hz
Ligações: USB-A, 2 x USB-C, HDMI 2.1, jack de 3,5 mm, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3
Dimensões: 310,7 x 213,9 x 13,4 mm
Peso: 980 gr